sexta-feira, 25 de junho de 2010

À caça do primeiro texto de Fernando Pessoa

Fernando Pessoa aos 20 anos de idade
in TSF Online (Reportagem de Ricardo Oliveira Duarte, 2010.06.25 - 10:16)

O repórter da TSF, Ricardo Oliveira Duarte, esteve à procura e encontrou nos arquivos do jornal The Mercury o primeiro texto de Fernando Pessoa que foi publicado.

Na sala dos arquivos do The Mercury, Zena Ichmail, a bibliotecária do jornal, procura o micro-filme onde a edição com o texto de Pessoa deve estar.

Passamos para outra sala, onde em frente a uma máquina capaz de ampliar as imagens, procuramos por entre quase três meses de edições, o primeiro texto de Fernando Pessoa que foi publicado.

Passa mais uma hora e os olhos começam a queixar-se, mas de repente na edição, de 9 de Julho de 1904, um Sábado, na página 19, por baixo de um pequeno texto de difícil leitura detectamos a assinatura que procurávamos.

CR. Anon, um diminutivo de anónimo (anonymous, em inglês). O primeiro heterónimo de Pessoa a ser publicado.

A seguir a uma pequena introdução, há um poema, de oito versos, sem título, onde CR. Anon, em tom muito ácido, arrasa a tradução publicada alguns dias antes por um colega de liceu de um texto de Horácio, escritor romano do século I a.c.

Esta foi a primeira de mais algumas participações de Pessoa, no The Mercury, que na altura se chamava The Mercury Natal. Todas sobre literatura.

A família em Durban: a mãe Maria Madalena Nogueira com a filha Madalena Henriqueta ao colo, Fernando Pessoa, a irmã Henriqueta Madalena, o irmão Luís Miguel e o padrasto João Miguel Rosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário