segunda-feira, 14 de junho de 2010

Economia; OCDE confirma desemprego recorde de 10,8% em Abril (act2.)

Desemprego volta a crescer em Portugal (RTP)
in Jornal de Negócios online (por Eva Gaspar, 14 Junho 2010 - 10:30)

Os números da Organização para o Desenvolvimento e Cooperação Económico (OCDE), apontam para que, em Abril, a taxa de desemprego em Portugal tenha quebrado um novo recorde, ao fixar-se em 10,8% da população activa. Este valor já tinha sido avançado pelo Eurostat e contestado pelo Governo.

m reacção aos números divulgados no início deste mês pelo Eurostat, o secretário de Estado do Emprego, Valter Lemos, afirmou que os 10,8% cifrados para o desemprego em Portugal são uma taxa que irá revelar-se "inadequada" e será revista em baixa pela instituição.

Os dados da OCDE – que assume os calculados pelo Eurostat para os países da União Europeia, Noruega e Turquia – apontam para um agravamento de duas décimas da taxa de desemprego portuguesa face a Março, o que significa que 595 mil portugueses estarão à procura de trabalho –sem sucesso. Portugal surge com a quarta taxa de desemprego mais elevada entre as três dezenas de países membros da organização, depois da Espanha (19,7%), Eslováquia (14,1%) e Irlanda (13,2%).

Hungria (10,9% no primeiro trimestre de 2010), assim como Grécia e Turquia (países que não apresentam dados actualizados desde Dezembro de 2009) são fortes candidatos a apresentarem valores superiores ao de Portugal.

No conjunto dos países da OCDE, a taxa de desemprego manteve-se estável entre Abril em Maio, em 8,7%, afectando 46,5 milhões de pessoas.

Na Zona Euro, a taxa de desemprego subiu uma décima, para 10,1%. O destaque pela positiva vai para a Alemanha, que se distingue por ser o único país do mundo desenvolvido onde a taxa de desemprego tem consistentemente regredido, estando agora em 7,1%. As taxas de desemprego mais baixas foram, porém, observadas na Coreia do Sul (3,7%) e Holanda (4,1%).

Sem comentários:

Enviar um comentário