terça-feira, 8 de junho de 2010

Maré negra custa 22,5 milhões por dia à BP

Live video capture of BP oil spil
in DiarioEconomico.com (por Bárbara Silva - 08/06/10 00:05)

A gigante petrolífera British Petroleum (BP) está a gastar 22,5 milhões de euros por dia há um mês e meio, desde o início da maré negra no Golfo do México provocada pela explosão e afundamento da plataforma “Deepwater Horizon”.

De acordo com um comunicado oficial, enviado ontem à Bolsa de Valores de Londres, no total a BP já gastou 1.045 milhões de euros no pior desastre ambiental da história dos EUA. Este valor não inclui os cerca de 300 milhões de euros prometidos pela empresa para construir seis ilhas artificiais na costa do Louisiana, para conter o crude.

No que diz respeito às indemnizações, a BP já recebeu 37 mil pedidos, dos quais 18 mil foram atendidos, totalizando 40 milhões de euros. À factura acrescem 41,8 milhões de euros gastos em anúncios televisivos para limpar a imagem da BP. De acordo com estimativas do banco Credit Suisse, a maré negra poderá custar à BP um total de 30,9 mil milhões de euros, mas a petrolífera diz que ainda é cedo para avaliar os prejuízos. Desde o acidente, o valor da BP já caiu 48,5 mil milhões de euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário