quarta-feira, 24 de março de 2010

Portugal derruba euro, moeda única cai 1%


O Governo diz que o corte do 'rating' coloca ainda mais pressão na aprovação do PEC pelo Parlamento amanhã.

Jornal Económico (por Eudora Ribeiro, 24/03/10 15:35)

O euro está a sofrer a maior queda num mês, penalizado pelo corte de 'rating' de Portugal e por receios renovados em torno da crise grega.

Bolsas, euro e matérias-primas estão a sofrer com uma nova vaga de receios dos investidores em relação à saúde dos países do sul da Europa.

Isto depois de a agência de 'rating' Fitch ter hoje descido a avaliação da dívida de longo prazo portuguesa de 'AA' para 'AA-' e com os temores de que a União Europeia não consiga, sozinha, ajudar a Grécia, visto que Alemanha e França estão mais perto de chegar a acordo sobre um pacote de ajudas via FMI.

"A Grécia vai entrar em incumprimento em algum momento" e o falhanço da Europa na resposta a este desafio vai penalizar a moeda única, explica Paul Donovan, especialista do UBS, à Bloomberg.

A moeda única europeia seguia a recuar 1,16% para negociar nos 1,33 dólares, o que correspondo ao pior desempenho desde 17 de Fevereiro.

O euro está agora em mínimos de Maio do ano passado, numa altura em que também as bolsas europeias seguem no vermelho. Já o PSI 20 recuava 1,23%, apenas com três títulos a conseguirem resistir às quedas: Portucel, Semapa e Jerónimo Martins.

Também o índice CRY, que acompanha as principais matérias-primas, recuava mais de 1,5%

Sem comentários:

Enviar um comentário