sexta-feira, 7 de maio de 2010

Nuvem de cinzas entra no espaço aéreo nacional


in JN Online 2010-05-05

A nuvem de cinzas vulcânicas libertada por um vulcão na Islândia entrou no espaço aéreo português ao início da manhã, mas apenas na zona oceânica.

Paulo Narciso, da divisão de meteorologia aeronáutica do Instituto Meteorologia (IM), refere que "a pluma de cinzas vulcânicas entrou no espaço aéreo português, mas (...) não está afectar qualquer região continental".

A nuvem de cinzas vulcânicas situa-se abaixo dos seis mil metros e "poderá afectar simplesmente as rotas que os aviões tenham de descrever nos seus itinerários, não tem qualquer implicação a nível de aeroportos nacionais", acrescentou.

A nuvem está numa "porção pequena" no espaço aéreo nacional e está a "centenas de quilómetros" do grupo oriental do Arquipélago dos Açores, detalhou Paulo Narciso.

Questionado sobre a evolução prevista da deslocação desta nuvem de cinzas, Paulo Narciso explicou que esta depende da circulação atmosférica, mas, até às 13 horas de amanhã, quinta-feira, as indicações do IM preveem "uma ligeira deslocação para sudoeste", entrando um pouco mais no espaço aéreo português, embora sempre em região oceânica.

No aeroporto de Faro foram hoje, quarta-feira, cancelados oito voos com destino e origem na Escócia e Irlanda devido ao encerramento do espaço aéreo daqueles países por causa da nuvem de cinzas vulcânicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário